Iluminação da Casa Real Portuguesa. Os Candeeiros do Palácio Nacional da Ajuda
Descrição
Iluminação da Casa Real Portuguesa. Os Candeeiros do Palácio Nacional da Ajuda de António Cota Fevereiro
[SINOPSE:] No final do século XVIII desenvolveram-se sofisticados mecanismos em torno da iluminação a óleo vegetal. Estes foram os primeiros passos para o rápido desenvolvimento deste tipo de luminosidade, posteriormente seguido pelo gás, petróleo e eletricidade. Estes sistemas com intensidade de luz superior às tradicionais alteraram hábitos e vivências no interior da habitação. Esta evolução está patente no Palácio Nacional da Ajuda, sendo alguns exemplares de importantes manufaturas europeias e americanas, relevantes para a história da iluminação e do design.
Mas é sobretudo um espólio único no mundo por ter pertencido a uma casa reinante europeia, por estar quase completo, pela qualidade diversificada dos exemplares e por expressarem os grandes avanços tecnológicos do século XIX, entre outras particularidades.
Detalhado e pioneiro estudo sobre os sistemas de iluminação - novecentistas, a óleo vegetal, petróleo, etc. - da Casa Real Portuguesa. O autor começa por apresentar as inovações tecnológicas do século XIX, para depois conduzir o leitor numa rebuscada visita ao rico espólio do Palácio Nacional da Ajuda. É uma oportunidade de excelência para conhecer as peças não expostas desta colecção do Património Português.
LANÇAMENTO a 11-out-2018 no Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), com apresentação de José Alberto Ribeiro.
ISBN: 978-989-99912-7-9
Prefácio: José Alberto Ribeiro (Diretor do Palácio Nacional da Ajuda)
Edição: 10-2018
Editor: MAZU PRESS
Coleção Património, n.º 3
Idioma: Português
Formato: 15 x 23 cm
Páginas: 192
Ilustrações: 95
Apoio: Fundação da Casa de Bragança
Ref.: PAT.3
PVP: 32,80€